Figura 1 – Mapa da zona de Sete Rios
Figura 2 – Vista aérea da zona de Sete Rios
Figura 3 – Fotografia do ponto de contagem
A Avenida Columbano Bordalo Pinheiro une um dos nós do Eixo Norte-Sul, onde também se juntam a Estrada de Benfica e a Rua das Furnas à Avenida dos Combatentes na zona da Praça de Espanha e à Avenida Calouste Gulbenkien. Na zona da estação de Sete Rios sofre uma bifurcação, onde se inicia a Rua de Campolide.
A zona da avenida escolhida para contabilização do tráfego tem apenas um sentido (Eixo Norte-Sul – Praça de Espanha), que de certa forma liga uma zona mais periférica da cidade a uma zona mais central. Como tal, espera-se que o tráfego seja mais intenso nas horas da manhã do que durante o resto do dia, embora também seja de esperar um volume de carros significativos à hora de ponta à tarde.
Na seguinte tabela apresenta-se o número de carros contados nesta via a diferentes horas, de diferentes dias.
Tabela 1 – Amostras
Data | Dia da semana | Hora inicial | Hora final | Contagem |
15/05/07 | 3ª Feira | 08h03 | 08h13 | 235 |
16/05/07 | 4ª Feira | 11h54 | 12h04 | 301 |
17/05/07 | 5ª Feira | 08h34 | 08h44 | 516 |
17/05/07 | 5ª Feira | 16h32 | 16h42 | 350 |
18/05/07 | 6ª Feira | 16h44 | 16h54 | 328 |
19/05/07 | Sábado | 10h34 | 10h44 | 219 |
19/05/07 | Sábado | 14h52 | 15h02 | 245 |
20/05/07 | Domingo | 11h37 | 11h47 | 160 |
20/05/07 | Domingo | 17h18 | 17h28 | 187 |
21/05/07 | 2ª Feira | 09h13 | 09h23 | 511 |
A partir destas contagens procedeu-se à determinação dos valores de desvio padrão para verificar se se trata de uma mostra aleatória simples ou estratificada. Tem-se assim a seguinte tabela para estes valores.
Tabela 2 – Desvios padrão
Desvio padrão dos dias úteis | 37.07986875 |
Desvio padrão dos dias de fim-de-semana | 115.129058 |
Desvio padrão total | 124.887327 |
Analisando a tabela verifica-se que os desvios padrão dos dias úteis e dos dias de fim de semana são menores do que o desvio padrão de todas as contagens, isto permite concluir que a variabilidade dentro dos vários subgrupos é inferior á variabilidade no total da população. Verifica-se também que o desvio padrão dos dias de semana é muito maior do que o dos dias úteis, ou seja um dos subgrupos tem maior variabilidade do que o outro. Estes dois factores levam a concluir que o tipo de amostragem que melhor se adequa a esta amostra é a estratificada, tendo dois estratos correspondentes aos dias úteis e de fim-de-semana.
Desta forma assumindo uma margem de erro (d) de 36 carros, um nível de confiança (1-α) de 90% e tendo em conta os valores da tabela 3 obtêm-se, através da fórmula abaixo, aproximadamente 10 amostras na população total (n). Destas 6 pertencentes ao estrato dos dias úteis e 4 ao dos dias de fim-de-semana.
Tabela 3 – Dados para os cálculos do número de amostras a utilizar
Z | 1,645 |
Peso_du | 5/7 = 0.714285714 |
Peso_fds | 2/7 = 0.285714286 |
α | 0,1 |
Visto isto pode-se então preceder ao cálculo das médias relativas a cada estrato.
E analisando os resultados verifica-se que, como era de esperar pelas contagens, em média passam mais carros durante os dias de semana do que durante o fim-de-semana.
Porém o que se pretende é a média de carros que passam independentemente do dia da semana.
Sabendo que este é o numero médio que passa em 10 minutos num qualquer dia da semana é necessário estabelecer uma relação para determinar a média diária no intervalo de tempo entre as 8h e as 21h. Desta forma sabendo que esse intervalo corresponde a 13 horas, o que significa 780 minutos por dia, ou seja, 5460 minutos por semana.
Conclui-se assim que em média passam 177294 carros por semana entre as 8h e as 21h neste troço da Avenida Columbano Bordalo Pinheiro.
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